sexta-feira, 4 de maio de 2007

Todo mundo vai ver

Na era dos filmes maiores que o próprio cinema, nasceu esse fenômeno estranho do "filme que eu vou assistir de qualquer jeito". Acontece todo ano, entre maio e julho, por conta do verão norte-americano. Dezenas de filmes milionários chegam aos cinemas nacionais e, não importa o quão ruins ou mal-recomendados eles sejam, todo mundo vai ver.


Isso fica evidente quando as grandes produções são quase todas continuações. Piratas do Caribe 3, Shrek 3, Homem-Aranha 3. Este último é exemplo máximo. Com os anteriores entre as maiores bilheterias de todos os tempos, a série parece ser maior que qualquer crítica, qualquer opinião, qualquer um. A coisa é tão ousada que eles nem usam o nome do filme na divulgação, só o número: 3. Acredite, eles não fariam isso se não tivessem certeza que você vai vê-lo. Só querem que você lembre qual você viu antes, era o 2.

Esse fenômeno se dá principalmente por duas razões: Todo mundo fala sobre o lançamento, seja seu amigo na faculdade, a revista Veja ou o cara que senta na sua frente no ônibus (sem contar a campanha de marketing). A outra é a saturação. Tenha certeza, nove em cada 10 cinemas da sua cidade estarão exibindo Homem-Aranha 3. Nos casos de cinemas grandes, em cinco de cada 10 salas.

Incrível é a quantidade de pessoas que costumam sair da exibição sem qualquer impacto causado pelo filme. Gostaram, mas não muito. Saem com aquela sensação de quem não assistiu ainda. A opinião formada antes de assistí-lo é mais forte do que a que vem depois. Estranha essa era dos blockbusters. Filmes que a gente quer ver, mas esquece porquê viu.

Um comentário:

Kéroly Gritti disse...

A opinião formada antes de assistí-lo é mais forte do que a que vem depois.




concordo.