quinta-feira, 15 de março de 2007

Estamos endurecidos!

Quando assisti O Mágico de Oz, fui surpreendida no meio do espetáculo por um cheiro agradável de flores. Pareceu algo como um bouquet de jasmim, baunilha e um toque refrescante cítrico. Uma delícia. O musical não era lá um primor, mas essa lembrança olfativa me marcou. Confesso que na hora que inalei esse perfume, até passei a gostar mais da peça. É o famoso um toque a mais, sabe?

Agora não é mais novidade, mas esse teatro ligado às sensações é a cara do homem atual. É a resposta da arte para a anestesia do humano. Talvez porque, em consenso geral, percebemos que as pessoas enrijeceram. Falta sensibilidade, falta sentir o ambiente, falta tempo e saco para aguçar os sentidos.

A Sutil Cia de Teatro usou água aos montes em sua Avenida Dropsie (foto), a peça Jardim das Delícias se muniu do cheirinho da comida para mexer com o estômago e as lembranças do espectador, Zé Celso usa até de boquetes para incluir o público na cena e nós, do Teatro Insano, convidamos as pessoas a entrar no palco e sentir as nossas energias. São só exemplos e é claro que o teatro sempre buscou mexer com os sentidos, a diferença é que isso nunca foi tão promissor quanto agora.

As pessoas estão dispostas a ficar à flor da pele.

*Isso surgiu na minha cabeça depois de ler uma matéria no portal G1, que não tem nada a ver com teatro, mas que me remeteu aos sentidos. A banda de grindcore The County Medical Examiners, que nunca escutei e nem quero, encartaram em seu novo CD um selo, que quando raspado, exala um cheiro de carne podre. Apesar de extremamente nojento e de mau gosto, me fez pensar sobre como os artistas, de uma maneira geral, buscam instigar seu público-alvo. Adoro experimentações e apoio, mas no caso desse disco... não contem comigo!

3 comentários:

Valmir Junior disse...

Ai, teatro sensorial. Concordo. Hoje as sensações estão na base do teatro. Têm que ser exploradas!!!

Anônimo disse...

Concordo desde que não seja sensações nojentas ou sexuais. Ex. Uma peça que eu vi onde a menina tomava banho no Tange pelada, 1º que ela era gorda, depois aquele suco aquele cheiro de Tange, depois ela pedia para um menino colocar os dedos na vagina dela... nojento. A peça que foi no rio Tiete não fui mas devia ter sido bem desagradável, aquele cheiro de Rio podre, credo, ninguém merece.Acho super legal mas tudo deve ter o mínino de bom senso, se não a arte vira lixo.

Anônimo disse...

Esqueci de escrever meu nome... Andre