quarta-feira, 25 de abril de 2007

Lugar-comum

A geração de novos autores me dá dor no pâncreas. São sempre os mesmos, mesmo quando não são. E a literatura continua ruim. A nova agora é filha do falecido Dias Gomes, autor de ótimas novelas (sim, elas já existiram) como Saramandaia e grandes roteiros, como O Pagador de Promessas.

Mayra Dias Gomes, de 19 anos, escreveu Fugulaça, romance semi-biográfico regado a sexo, drogas e rock'n'Roll. Supostamente, ela passou por uma fase conturbada na vida, quando sofreu muito, andou com pessoas ruins, sentiu-se solitária e fez escolhas erradas. Alguém avise a garota que isso é comum e tem nome: adolescência. Um trecho da obra:

"Ele me pegou com vigor pelos braços e me jogou na cama. Eu tentei me levantar mas ele me empurrou novamente, colocando a mão nos meus seios. Olhei pro teto e vi as estrelinhas que brilham no escuro grudadas. Eu costumava fazer pedidos a elas com espírito de criança intocada que não conhece o mundo."
Por favor, façam eles pararem!... E eu que achava que o fundo do poço da literatura nacional atendia pelo sobrenome Young. Era só o começo...

Nenhum comentário: