quinta-feira, 19 de abril de 2007

Homem-Urso

O Discovery Chanel está exibindo durante este mês o documentário O Homem-Urso. Um dos melhores filmes de 2005, do brilhante diretor alemão Werner Herzog. Já escrevi um bocado sobre ele em outro lugar, há bastante tempo, mas minha admiração me impede de deixar só por isso.

O Homem-Urso revela Timothy Treadwell, que viveu 13 verões de sua vida junto aos ursos grisalhos do Alasca, protegendo-os de caçadores. Só que os animais viviam em uma reserva, longe de perigo. O que levava Timothy até lá? Quem era ele? Estas são as perguntas que movem diretor e espectador. A exibição já começa com uma informação fundamental: Treadwell morreu junto de sua namorada, atacado por um dos ursos. Deixou mais de 100 horas gravadas de seus incontáveis dias com os ursos e o material é mostrado durante todo o documentário.

O filme é fascinante e merece atenção (persistente, pois o Discovery capitalizou colocando um intervalo comercial a cada 10 minutos das 2 horas de exibição). Procure por ele na grade de programação ou, se puder (melhor ainda), alugue em DVD. O canal ainda traz um "extra": O Diário do Homem-Urso, programa que explora mais material de Treadwell e entrevistas com Herzog.

"Descobri um filme sobre o êxtase humano e o mais sombrio tumulto interior. Como se houvesse nele um desejo de abandonar a prisão de sua humanidade para se ligar aos ursos. Treadwell conseguiu, ao buscar esse encontro primordial. Mas ao fazê-lo, ele atravessou uma fronteira invisível" - Herzog

+
Trailer do filme

Um comentário:

Fernanda Tsuji disse...

Não canso de indicar esse documentário pras pessoas. Principalmente aqueles que gostam muito de animais. E de gente.

Ontem tentei assistí-lo de novo, só que eu não consegui. Mexeu muito comigo. Uma vez já é chocante o bastante.