quarta-feira, 21 de março de 2007

Pretextos e revelações

Nunca é tarde para recomendar um dos melhores CDs do ano passado. Aliás, porque não, o melhor CD do ano passado. Pois, em época de críticas fáceis à política dos EUA e a George W. Bush, qualquer um se diz capaz de discursar revolução política. Ficou fácil ser crítico porque dá para ver crítica em tudo.


Mas o bom é mais sutil. A banda britânica Muse conseguiu passar por cima da lógica simplista e criou um álbum crítico e sonoramente irrepreensível. Black Holes And Revelations amarra batidas dancantes com letras polidas e políticas. Leva o interesse social para as pistas de dança e para as rodas de mosh.

O apontar de dedos é evidente em trilhas como Soldier's Poem e Exo-Politics. Mas o forte vem dos golpes sorrateiros. Mesmo em letras que parecem mais inocentes, como na ótima Supermassive Black Hole, Matthew Bellamy canta versos sinuosos:

"Oh baby dont you know I suffer?
Oh baby can you hear me moan?
You caught me under false pretences
How long before you let me go?"

("Oh baby, você não sabe que eu sofro?
Oh baby, você não me ouve gemer?
Você me acapturou sob falsos pretextos
Em quanto tempo você me deixará partir?")

Escolado em seu quarto disco, o trio afina muito bem suas influências de Queen (com vocais em coral e trechos quase epopéicos) e Radiohead (em seus experimentalismos eletrônicos), mas trabalha muito mais aquilo que já trazia desde o primeiro trabalho: o barulho pesado e elaborado. É de se ouvir alto, bem alto. Obra bem-amarrada, que sobrevive à muitas audições, sempre ganhando força.

Nunca há de tocar nas rádios brasileiras, nem de ter seus clipes passados na TV, mas em era de internet, não há download que não resolva problema desse.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muse é bem bacana. Não conhecia, mas vc me apresentou e é instigante sim.
Odeio críticas fáceis a governos tolos.

Anônimo disse...

Hummm interessante, gostei, vi no You Tube algums videos.

Valmir Junior disse...

Preciso conhecer, já ouvi falar, mas ainda não fui atrás... Boa!