segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Apologia, culpabilidade e outros

Estou para escrever esse post há umas duas semanas...

Salmo 91
, pelo Guia da Folha: "o texto é uma adaptação do livro Estação Carandiru, do médico e escritor Drauzio Varella. Na trama, dez monólogos em que transitam personagens encarcerados como o sobrevivente do massacre Vavá e o travesti Veronique são interpretados por cinco atores".

O Santo Parto, pelo Guia da Semana: "a peça conta a história do padre José, vigário jovem de uma paróquia muito antiga, que entra em pânico ao perceber que está grávido. O padre recebe então a visita do Cardeal Quirino, fundador da freguesia, que está morto. Ali, diante da fantasmagórica figura do Cardeal, deverá dar explicações de seu desatino".

Descontadas as proporções em que essas duas peças me agradaram, o que não discutirei aqui, duas coisas muito estranhas, retrógadas e pungentes aconteceram com as montagens. A saber:

  • Uma ex-assessora do coronel Ubiratan Guimarães (aquele que ordenou a entrada dos policiais no Carandiru e que levou a culpa pela morte dos supostos e mal-contados 111 presos), de nome Karina Florido Rodrigues, "invadiu" o blog da peça Salmo 91 e disse umas afrontas juntamente com outros de seus apoiadores nos comentários. A produção do espetáculo, encabeçada pelo ator Pascoal da Conceição, a convidou para assistir. O SESC, logicamente, para lavar as mãos e posar de democrático, abriu as portas e cedeu espaço ao final da peça para que Karina e seus companheiros falassem (!), entre outras coisas, que era um absurdo um espetáculo fazer apologia ao crime, defender a imagem de bandidos e manchar ainda mais a reputação do homem "idôneo" que era Ubiratan. Tudo isso na frente de atores, diretor e dramaturgo, que depois tiveram que se defender.
  • A Liga Cristã Mundial divulgou em notícia no seu site que processará os atores de O Santo Parto por "ridicularizar" as crenças da Igreja Católica em um "espaço de homossexuais", espaço esse denominado de Espaço dos Satyros, no qual apresentamos Amores Dissecados na nossa recente temporada por lá. Cita também que a LCM está tomando providências jurídicas em desfavor aos atores e tentará responsabilizar cada um na medida de sua "culpabilidade".
É, foi isso que você leu, leitor. Olha, nós adoramos que o teatro provoque discussões. Mas dessa forma, é um pouco demais. "Apologia"? "Culpabilidade"?

A que ponto chegamos? Em tempos que até mesmo uma Rede Globo de Televisão muda completamente uma história, como é o caso da novela Eterna Magia, por causa de ligações telefônicas à Central Globo de Comunicação feitas principalmente por evangélicos; e um juiz arquiva o caso do jogador Richarlyson por dizer que futebol é um "jogo varonil, não homossexual" e supõe que se for o caso, que ele funde um clube e uma liga para homossexuais jogarem, bem, você pode desconfiar que, religiosamente falando, o Apocalipse já começou.



E a Besta mostra suas diversas faces.

+
Post e comentário que geraram a ida de Karina à peça Salmo 91.

2 comentários:

Fernanda Tsuji disse...

Atualizando seu post...e Lauro César Muniz está sendo processado por alguma "liga das senhoras católicas" por aí, exatamente pelo Santo Parto! Afe...

Valmir Jr. disse...

Meda!