quinta-feira, 28 de junho de 2007

Sem surpresas

Previsível para quem assistiu os outros dois, 13 homens e mais um segredo (Ocean's Thirteen) não é mais do que os outros se propuseram a ser. O motivo é novo mais o golpe já não é novidade.

Golpear quem? Willie Bank (Al Pacino), dono de um futuro hotel-cassino de Las Vegas que traiu Reuben Tischkoff (Elliott Gould), pai de todos os 11 melhores ladrões. Matar Willie Bank seria pouco, a vingança tinha que ser doce e divertida, que tirasse Willie do eixo tirando dele seus maiores triunfos.

De fato que Bank é um vilão muito pior do que o último enfrentado, Terry Benedict (Andy Garcia) , ingênuo perto de Bank. Al Pacino desenha o personagem com traços óbvios de um vilão, sem muitas sutilezas. Mas é justamente a despretenção da encenação que o filme cativa tanto.

Mesmo usando todos os recursos possíveis, os Ocean's ainda vão ter que pedir ajuda a Terry, por dinheiro, misturando ai além de Terry, François Toulour (Vicent Cassel) do filme anterior fazendo os persogens se encontrarem de novo. E mostrando coisas pequenas mais essenciais para qualquer bom ladrão, lealdade.

O diretor Steve Soderbergh deu a mesma liberdade que dá para sentir nos outros dois filmes aos atores. Danny Ocean (George Clooney) e Rusty (Brad Pitt) são a prova viva disso na tela. Sempre atendendo o celular, Brad continua fazendo graça enquanto conversa diálogos abertos sobre seus relacionamentos amorosos e o envelhecimento com George que não está menos brilhante e sedutor d que nos outros.

O diretor arriscou mais, com perspectivas inusitadas sobre a cena, os primeiros 15 minutos de filme fazem você se lembrar porque é tão legal acompanhar o golpe que você sabe que vai dar certo mas que quer entender porque vai dar certo. Porque se você viu os outros dois com a mesma desprentenção que vai sentir que existe nesse vai ver que todas as curiosidades estão lá. Linus Caldwell (matt Damon) ainda é o mais inesperiênte, Rusty ainda come muito, e os irmãos Virgil (Cassey Aflleck - irmão mais novo do famoso Ben) e Turk (Scott Caan) continuam brigando em cena. Os irmãos ajudam na proposta de comédia durante as cenas de uma fábrica de dados em greve no México, movida por eles que acontece paralelamente ao enredo durante quase o filme todo.

Despretensioso, Ocean's 13 não traz nada de novo além daquilo que já tinha nos encantado nos outros dois anteriores, somados a proposta leve de um grupo de atores hollywoodianos divirem a cena com outros 12, 13 grandes atores. Já que talvez demore para vermos tantos nomes famosos num mesmo filme. Vá conferir, se você for garoto vai gostar pelo suspense da jogada perigosa e se você, garota não gostar pelo mesmo motivo, vai rir quando vir Clooney e Brad chorando ao assistirem Oprah.

Nenhum comentário: