segunda-feira, 9 de abril de 2007

Vinte e poucos anos

Levei minhas dúvidas ao cinema e acabei voltando acompanhada de um alívio: Existem outras pessoas como eu e tanto existem, que já fizeram até um filme sobre isso!

Pois bem, o filme é Um Beijo a Mais (Last Kiss, 2006). Confesso que fui ver sem maiores pretensões e por causa do Zach Braff (sim, do seriado Scrubs). Gosto muito dele e de seu delicioso blog, e como tinha me encantado por Hora de Voltar (Garden State), filme que dirigiu, achei que esse seria mais um no estilo. Estava certa.

Dirigido por Tony Goldwyn, Last Kiss é uma adaptação do filme italiano L'Ultimo Bacio, de 2001, e traz sutileza para uma história velha: crise de idade. E escute a voz da experiência, amigo, se você também passa por esse período obscuro, vá ver o filme acompanhado de uma caixa de lenços. Porque você vai se ver lá, nas dúvidas, na certeza da vida confortável X a vida aventureira que imaginou para o seu futuro.

É mais uma comédia romântica. Se me contassem o enredo eu não assistiria. Michael é um arquiteto na faixa dos 27 anos e com uma namorada há mais de três anos. Eles são um casal perfeito, mas ela engravida e ele passa a enxergar sua vida sacramentada. Até que, é óbvio, aparece uma jovem louquinha e muda tudo. As situações, apesar de previsíveis, são tratadas do modo como são, doloridas e aflitivas. A diferença é a sutileza, a dor do dia seguinte, do beijo a mais. E a gente sabe: É sempre o beijo a mais que fode tudo. Com o perdão da palavra.

A trilha é composta por um rock indie delicioso e que também cai como uma luva para a minha geração. Tudo casa perfeitamente.

Olhos atentos para a interpretação de Jacinda Barret e até para a previsível Rachel Bilson (sim, do seriado O.C.), que faz o papel de si mesma, mas que no caso, casa perfeitamente com a idiotice de seu personagem. Os veteranos Tom Wilkinson e Blythe Danner (a mãe da Gwyneth Paltrow na vida real) tambem fazem chorar.

Enfim, se você está na faixa dos 20 para os 30, tem namorado, quer casar e está bem no emprego, esse filme é para você e suas dúvidas infundadas, mas incansavelmente perturbadoras. Agora se você não faz parte desse perfil, fuja do filme, mas fuja rápido, porque logo, logo ele te alcança.

We all make choices. What's yours?

Nenhum comentário: