quarta-feira, 4 de abril de 2007

Estamira

Talvez o que você vai ler aqui você poderia ler no site oficial do filme. Porém, aqui é contado por alguém que quer muito muito ver e comprovar tudo aquilo escrito lá sobre o filme Estamira.

Força de vontade move mesmo uma pessoa. Eu quero muito ver Estamira, mas não acho em lugar nenhum. Onde eu estava quando estava em cartaz? Enfim, estudando os documentários mais vistos nos últimos anos e encontrei esse.

Parece preciosidade. Soa como preciosidade. O diretor, Marcos Prado, estava fazendo um trabalho no antigo Lixão do Jardim Gramacho (Rio de Janeiro) já há seis anos quando conheceu Estamira. Ela tinha 63 anos e era portadora de disturibios mentais. Ficaram amigos e em uma de suas conversas, sempre com reflexões eloqüentes e filosóficas, ela disse "Minha missão é contar a verdade e cobrar a verdade", e perguntou pra Marcos "você sabe qual é sua missão?". Antes que o diretor começasse a responder ela disse "sua missão é revelar a minha missão".

Foi aí que ele decidiu fazer o documentário vencedor de 23 prêmios até agora, muitos deles como melhor documentário/longa-metragem. Mas eu nem precisei chegar até esses dados pra ter vontade de ver.

"A criação toda é abstrata. O espaço inteiro é abstrato. A água é abstrata. O fogo é abstrato. Tudo é abstrato. Estamira também é abstrato" - Estamira

3 comentários:

Le Pardí disse...

adoooorooo!
enfia no cu da sua desgraça!
hauhauhauahua

Fernanda Tsuji disse...

Chorei horrores...de sair transtornada.

Anônimo disse...

Esse é o abstrato mais concreto que está por aí...